O Turismo LGBTQI+ movimentou USD 218,7 bilhões no mundo, em 2018

Encontro Comunica Rio debate sobre o Turismo LGBTI+ naretomada da economia do Rio de Janeiro


O Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil,
Ricardo Gomes, debate sobre políticas públicas, educação e negócios do
segmento de Turismo LGBTI+ no Encontro Comunica Rio, maior evento de
Comunicação e Empreendedorismo no Rio, que acontece no próximo dia 5 de
junho (quarta-feira), de 9h às 20h, no Nex Coworking, na Ladeira da Glória nº
26, Glória/RJ.

De acordo com pesquisas LGBT Travel Market, o Brasil, o segundo mais
importante destino no setor, movimentou USD 26,8 bilhões e no último ano
registrou um crescimento de 0,8% de valores gastos relativos ao turismo LGBT
no país, em relação a 2017. No mundo, o movimento foi de USD 218,7 bilhões
em 2018.

Ricardo Gomes acredita que o avanço da criminalização da Homofobia
pelo STF deve ajudar ainda mais o crescimento o Turismo LGBTI+ no País. No
encontro, ele falará do mais rentável nicho turístico do mundo segundo dados
da organização Mundial do Turismo.

"Eventos como o Comunica Rio são de suma importância para que o Rio
de Janeiro discuta suas políticas públicas afirmativas, a comunicação e o
turismo para que investimentos em eventos e projetos possam ser atraídos
contribuindo com a geração de divisas, emprego e renda", comenta Ricardo,
que estará na terceira mesa, sobre "Desafios e Perspectivas do Turismo de
Negócios, de Experiência, LGBTI+ e de Eventos".

Com o objetivo de debater novos rumos para a economia do Rio de
Janeiro, o Comunica Rio tem como tema geral "Comunicação e Turismo". As
mesas debaterão a tríade Políticas Públicas (Governos), Educação e Pesquisa
(Instituições de Ensino) e o Mercado (Iniciativas Privadas). Secretários de
estado, membros do setor acadêmico e da iniciativa privada se reunirão para
falar sobre os desafios e possíveis soluções para o desenvolvimento do turismo
do Estado.

O Rio de Janeiro é o principal destino de turistas no Brasil, reconhecido
mundialmente por seu patrimônio natural, histórico e cultural. Levando em
conta o momento desafiador para a imagem do estado, os segmentos de
comunicação e turismo podem assumir um papel estratégico na retomada da
economia fluminense. O Encontro Comunica Rio surge com a proposta de
estimular o diálogo entre os diversos segmentos envolvidos no ecossistema do
Rio, como empreendedores, formuladores de políticas públicas, educadores e
pesquisadores, para fomentar os negócios na região.

Três mesas abordarão os seguintes subtemas: "As novas políticas
públicas de comunicação e de turismo", "Como comunicar o Rio de Janeiro de
forma assertiva?" e "Os desafios e perspectivas do turismo de negócios, de
experiência, LGBTI+ e de eventos". Estão confirmados os Secretários de
Turismo do Estado e do Município do Rio, respectivamente Otávio Leite e
Paulo Jobim; os Secretários das Subsecretarias Estadual e Municipal de
Comunicação, Gabriel Aquino e Daniel Pereira; o Diretor-Presidente do Clube
do Empreendedor do Rio de Janeiro, Luis Cláudio Souza Leão; e a Diretora da
Escola de Turismo da Unirio, Telma Bassetti, entre outros. As mesas serão
mediadas pelas jornalistas Mônica Teixeira (TV Globo) e Ana Carolina Diniz (O
Globo) e o diretor da Riotur Maurício Werner.

"Participar do Comunica Rio é a oportunidade de discutir novas ideias,
estabelecer reflexões que possam ajudar no desenvolvimento e alavancar o
segmento do turismo de negócios. É uma honra contribuir e aprender com os
diversos participantes do setor acadêmico, privado e os formuladores de
políticas públicas para buscar possíveis soluções para o desenvolvimento
econômico do Rio de Janeiro. Muito importante!", explica Otavio Leite,
Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro.

O evento contará, ainda, com uma Rodada de Negócios nos segmentos
de turismo, hotelaria, eventos, restaurantes, agências de viagem e serviços
receptivos, comunicação e design. A proposta é reunir cerca de 40 empresas e
oferecer um ambiente propício para gerar negócios, apoios e parcerias, com
geração e compartilhamento de novas habilidades e conhecimentos.

O movimento surgiu de uma conversa entre empreendedores e
profissionais do segmento de comunicação que atuam no Rio de Janeiro. De
acordo com Marcos Nahmias, jornalista e idealizador do evento, nesta edição o
plano é divulgar a diversidade cultural e potencial turístico do Rio de Janeiro.
"Queremos possibilitar o entrosamento entre os empreendedores e os
formadores de opinião, promovendo encontros e negócios", finaliza o
idealizador.

O evento tem entrada gratuita. Basta levar 1kg de alimento não perecível
e, pelo menos, uma peça de resíduo tecnológico. A programação inclui
tradutores em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Inscrições e programação
completa pelo site www.encontrocomunicario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário