Cinco casais vão celebrar o amor e oficializar união gratuitamente na 23ª Parada do Orgulho LGBT

Para eles, este Dia dos Namorados tem uma sensação diferente, que mistura o amor aos preparativos do casamento e à garantia de seus direitos

Foto de divulgação

Com a chegada do Dia dos Namorados, comemorado na próxima quarta-feira (12), casais organizam os preparativos necessários para comemorar seus relacionamentos. Neste ano, a data tem um significado ainda mais especial para cinco casais, que estão organizando os preparativos para oficializar gratuitamente sua união e, com isto, conquistar mais um espaço de cidadania. A ação, idealizada e desenvolvida pelas startups POPSPACES e The Next H, será realizada em um cartório pop-up inédito montado em uma unidade da WeWork em São Paulo, no dia 23 de junho, antes do início da 23ª Parada do Orgulho LGBT. Na sequência, eles festejarão esse momento especial em cima do trio elétrico, com 3 milhões de convidados – todo o público esperado no evento.

Claudio Ferreira e Davysson Jordan se conheceram em um aplicativo de relacionamentos e, na mesma semana já marcaram o primeiro encontro. Dois meses depois, Davysson se mudou para a casa de Claudio, que mora com a mãe. "Desde então, tem sido incrível. A gente se dá muito bem e a convivência fortaleceu a nossa relação", conta Claudio. "Quando vi a ação da maior festa de casamento do mundo na internet, achei que seria a melhor oportunidade de mostrar o nosso amor e de mostrar para todo mundo como é importante amar e vencer", completa.

Claudio e Davysson

Sobre as expectativas para o casamento, Davysson se diz animado. "Sentimos muita gratidão por poder participar desse evento incrível, em que a POPSPACES e a The Next H dão a oportunidade de oficializarmos nosso amor na frente de um monte de gente e mostrar que é possível amar de todas as formas. Sabemos que vai ser tudo perfeito e que esse dia vai ser inesquecível".

Nayda Rodrigues e Jaqueline Santos, que também se casarão no cartório pop-up montado na unidade da WeWork, estão juntas há sete anos. "Nos conhecemos na faculdade. Eu tinha acabado de me assumir lésbica e estava naquele caos que é se assumir para a família. Ela me ajudou muito. Estamos juntas há sete anos, e moramos juntas há quatro", conta Nayda.

Nayda e Jaqueline

Realizada em parceria com a Associação Organizadora da Parada do Orgulho LGBT, a "Maior Festa de Casamento do Mundo" foi criada para exaltar o sentimento universal do amor e afirmar a importância de legalizar as uniões homoafetivas para que o casal possa ter o mesmo direito que qualquer outro núcleo familiar, como direitos previdenciários, patrimoniais e até mesmo à adoção. O objetivo da ação é mostrar que todos têm direito de formar uma família, independentemente da orientação sexual.

Sobre a questão legal da união reconhecida em cartório, Nayda acredita ser fundamental para a relação. "Ter esses documentos é ter nossos direitos garantidos e nosso amor reconhecido, além de legitimar esse momento", explica. "Além disso, esse será o 'último' passo depois de tantos anos juntas para poder celebrar o nosso amor", finaliza.

A Maior Festa de Casamento do Mundo tem o apoio do Pride of We, iniciativa global de apoio a comunidade LGBTQ+ promovida pela WeWork, que cedeu o espaço para a realização da cerimônia oficial dos casamentos, Circle Aceleradora, e BVA Advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário