Dica À Paulista: 'Las Chicas del Cable' e a luta pela liberdade feminina em 1928

Las Chicas del Cable (Crédito: Netflix)
"UAU", essa foi a  expressão que utilizei logo após os primeiros minutos de 'Las Chicas del Cable', primeira série original da Netflix criada na Espanha. 

A novidade foi disponibilizada na última sexta-feira, dia 28/04, e se passa em Madrid, em 1928, quando uma nova empresa abre um arranha-céu na cidade precisa contratar telefonistas para expandir os serviços.

Entre as selecionadas estão as quatro personagens principais: Lidia/Alba (Blanca Suárez), Carlota (Ana Fernández), Ángeles (Maggie Civantos) e Marga (Nadia de Santiago). Todas são de diferentes lugares do país, possuem histórias e motivos muitos distintos por estarem lá, mas buscam o mesmo: independência, compreensão, amizade e amor.

No decorrer dos oito episódios que compõem a primeira temporada da série, é possível descobrir mais sobre cada uma das mulheres, desde os segredos de Lídia; passando as ambições políticas e sufragistas da mais feministas das quatro, Carlota; os problemas conjugais enfrentados por Ángeles, que representa os relacionamentos abusivos que, infelizmente, ainda são comuns atualmente; até a falta de confiança de Marga.

Las Chicas trabalhando (Crédito: Netflix)
Para quem é mulher e, até hoje convive com machismo, não é uma missão muito difícil imaginar como era a época, mas, olha, 'Las Chicas del Cable' é um verdadeiro soco no estômago. Cenas que mostram violência e desespero por as leis estarem sempre ao lado dos homens são presentes e deixam qualquer um boquiaberto. 

A sororidade, no entanto, sempre vence. Mesmo com todas as diferenças, as mulheres acabam se tornando amigas e se ajudando em todos os aspectos e problemas da vida em uma sociedade amplamente machista. (GRL PWR )

A fotografia e os figurinos de época tornam a série uma verdadeira experiência também, deixando a cidade a até as repartições da empresa muito mais bonitas.

O que também encantada o espectador é a trilha sonora que segue os passos de um dos meus filmes de época favorito, 'O Grande Gatsby', e apresenta músicas atuais em um enredo do passado. As atuações e a história que ainda envolve intriga, chantagem e elementos de suspense garantem uma série viciante.

No fim, como muitas das outras séries da Netflix, 'Las Chicas del Cable' faz com que quem assiste queira saber cada vez mais e sair correndo para comentar "cadê a segunda temporada?" nas redes sociais do serviço de streaming.


Se era mulher naqueles anos
A liberdade parecia um sonho inalcançável 
Mas por ela, muitas estávamos dispostas a lutar

Las Chicas del Cable
País: Espanha
Ano: 2017
Classificação etária: 18 anos
Assista na Netflix

Nenhum comentário:

Postar um comentário