O Castelo Rá-Tim-Bum está de volta


Se você não conseguiu acompanhar a exposição do seriado brasileiro infantil mais marcante de todos os tempos, que ficou em cartaz no MIS entre 2014 e 2015, fique tranquilo, pois ela voltou. "Rá-Tim-Bum, o Castelo" acontece no Memorial da América Latina até junho.
Desta vez, além da fachada do castelo, que foi reproduzida no tamanho real de 15 metros, a mostra conta com 700m2 e 22 ambientes, dez a mais que na última exposição. Além disso, as salas foram montadas com uma certa ordem, fazendo com que, por exemplo, o jardim da Caipora - com direito ao pé de feijão do Zequinha - ficasse posicionado exatamente atrás da cozinha, onde ela costumava aparecer e dar um "oi" para as crianças. 

Mas vamos do início. Logo na chegada nos deparamos com a entrada exatamente igual e com o porteiro que nos pergunta a senha e logo depois informa: “Klift, kloft, still, a porta se abriu". Adentrando vemos a maquete, que foi usada para a vinheta de abertura. Em seguida chegamos a uma sala dedicada à repórter Penélope. Lá, o figurino rosa completo com as peças originais é um dos destaques.


Depois é a hora de conhecer o mundo do Etevaldo, um dos lugares mais impressionantes da mostra. O som, a iluminação e as molas na ponte de entrada simulam o espaço sideral do personagem. Tudo faz com que os visitantes realmente mergulhem no ambiente, e é assim em todas as salas. Em cada uma é possível encontrar detalhes que nos fazem voltar no tempo e nos imaginar sentados no sofá completamente concentrados na TV. Durante a passagem pela exposição conseguimos nos lembrar de alguns episódios marcantes, como o da Zula.

Uma sessão muito especial é a das cartas das crianças. É bonito ver que a produção se atentava ao carinho recebido pelo público e que guardou por tanto tempo essas recordações. Imagine você entrar na exposição e encontrar a sua cartinha pendurada na parede, a emoção que não deve dar. 

Gostoso também é ver bem de pertinho o Mau e o Godofredo. Olhando os bonecos originais deles, além do Relógio, Tap e Flap, Adelaide e Gato Pintado, dá para notar que todos foram confeccionados com capricho com os materiais acessíveis na época, pois ainda estão em bom estado depois de tantos anos e vários episódios filmados. 


Quem gosta de seres animados vai se surpreender com o Ratinho, a Celeste e o Gato, além de alguns efeitos especiais que ficam lindos nos vídeos, como o caldeirão da Morgana e a sala dedicada ao Etevaldo.

Para concluir o passeio no tempo, a exposição é encerrada com o hall do castelo. Bem no centro fica a árvore da Celeste, com o lustre das fadinhas Lana e Lara acima. Atrás há a entrada para o quarto do Nino, que foi o sonho de muitas crianças, e uma escada de madeira que leva ao quarto da elegante bruxa Morgana. 


Nino, Biba, Pedro, Zeca, Morgana, Dr. Victor, Tíbio e Perônio, Dr. Pompeu Pompilho Pomposo, Bongô, Lana e Lara, Telekid, As Patativas e o João-de-Barro, os Dedinhos, Adelaide, Relógio... ninguém ficou de fora. E nem poderia, porque todas as crianças grandes que nem piscavam quando ouviam o "Bum, bum, bum" teriam notado a ausência.

Vejam todas as fotos:























Serviço

Rá-Tim-Bum, o Castelo
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda
Até junho de 2017 (podendo ser prorrogado)
Horários: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br

Fotos e texto por: Débora Laís


Descobriu a paixão pelo jornalismo quando entendeu o que o profissional da área realmente faz. Apaixonada por conhecer pessoas, conversar e viajar, já fez amizade até em velório. Pensou várias vezes em seguir outros rumos e arriscar outras profissões, mas acaba caindo nas garras do jornalismo direta ou indiretamente. Com passagens por redações grandes e pequenas, atuou em sites com hardnews, cobrindo todas as editorias. Atualmente é assessora de imprensa e toca um projeto pessoal no Instagram, o @deboraviaja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário